10 DICAS PARA OTIMIZAR A GESTÃO DA SUA EMPRESA

Não adianta de nada ter doutorado em gestão de empresas e ignorar o fato de que hoje em dia os negócios precisam estar em contínuo estudo e também adaptação.

A era de seguir um padrão administrativo se foi e hoje temos uma infinidade de formas para levar uma organização ao sucesso e a base disso está no nível de conhecimento dos gestores.
A otimização da gestão, ou seja, uma maneira mais eficiente e proativa de lidar com os problemas da empresa é a cereja do bolo das organizações modernas.

E em tempos de crise e globalização consumir informações valiosas e úteis é privilégio para poucos. Pensando nisso, vamos te listar abaixo 10 dicas potentes de otimização empresarial. Confira;

1. Tenha uma estratégia para todos os processos

Não é eficiente apenas dar atenção ao planejamento dos trabalhos na empresa, você precisa ter estratégia para todos os passos que for dar desde a emissão de ordem até a organização das lixeiras do escritório.
O gestor precisa ser flexível o bastante para poder entender e organizar as etapas dos projetos, do contrário disso poderá haver confusão da parte dos funcionários para a realização das tarefas.

2. Cumpra datas e horários conforme combinado

Ser pontual com os projetos e obrigações financeiras é importante para não sujar a imagem da empresa, essa questão deve ser uma das suas maiores preocupações.
É péssimo quando o próprio gestor não consegue cumprir com o tempo combinado pois isso leva os funcionários a também ignorarem os prazos. O resultado disso é uma empresa com fama duvidosa e inconfiável.
Então, se organize! Tenha uma agenda e siga cada linha que preencher nela.

3. Defina objetivos e metas

Não basta a empresa ter um objetivo planejado e definido, é preciso que junto a ele sejam definidas as metas, isto é, as etapas que devem ser seguidas para a empresa chegar no ponto que deseja.
Defina objetivo(s) e meta(s) alcançáveis e realistas. Não é eficiente planejar um futuro com sua empresa não tendo os recursos necessários para atingir tal proeza.
Trace objetivos coerentes com a situação atual da empresa (finanças, matéria prima, pessoal capacitado e etc) e também defina as metas (etapas) pois é a capacidade de produção da empresa que decidirá se seu o objetivo será alcançado ou não.

4. Invista na comunicação interna

Seja um líder comunicativo em seu real sentido.
Encaminhe seus colaboradores para a perfeita execução dos projetos da empresa. Sempre considerando seus limites e nível de competência.
Para isso é preciso ser flexível pois ao lidar com pessoas as divergências virão. Então, o ideal é considerar os objetivos da empresa, e ao mesmo tempo motivar as pessoas para a realização dos trabalhos evitando pressão excessiva. O direcionamento deve apenas dar os procedimentos, horários e as regras da execução dos projetos da empresa.

5. Não ignore as leis

Elas foram feitas para que cidadãos e empresas tenham seus direitos garantidos de forma justa e harmônica. Não tente dar um “jeitinho” nas vias legais, pois isso pode além de acarretar o fechamento da sua empresa, fazê-la perder credibilidade no mercado, clientes e assim ter prejuízos.
Os impostos também entram nessa questão, não deixe de pagar aquilo que a lei exige para sua empresa e aos funcionários. Pois no futuro você terá que pagar bem mais do que o estabelecido hoje.

6. Faça Marketing de forma cuidadosa

Não importa qual é o tamanho ou o nicho da sua empresa, ao divulgá-la em meios de comunicação potenciais clientes irão entrar em contato e novos negócios surgirão, isso é fato!
Mas tenha muita atenção ao adquirir novos clientes, quando fazer campanhas e antes de fechar um projeto se certifique de que há recursos disponíveis para executá-lo.

7. Treine sua equipe

A gestão precisa estar atenta ao profissionalismo dos colaboradores pois são eles que executam os projetos e entregam os resultados aos clientes.
O ideal é que toda equipe seja treinada periodicamente para executar os trabalhos da melhor forma.
E não ache que apenas a operação deve fazer isso! Todas as áreas precisam estar prontas para prestar informações aos clientes caso seja solicitado a elas.

8. Não procrastine!

Deixar para resolver os problemas no dia seguinte é o mesmo que ignorar os lucros que a solução do conflito traria para a empresa.
O papel da gestão é organizar a empresa e dar assistência para as áreas com dificuldades. Nunca deixe de avaliar a situação da organização e a dar sua opinião/ordem conforme necessário.

9. Preveja as despesas

Tenha tudo o que for gasto registrado em uma planilha bem elaborada e de fácil acesso e leitura. Isso é essencial para prever quais despesas serão necessárias para o próximo mês.
Leve em consideração os mínimos gastos desde o pacote de papel até a máquina nova. É normal gastos pequenos serem ignorados por empresas. Não faça isso!
É muito importante ter o controle do caixa de forma completa (e seu salário está incluído nessa conta).

10. Acompanhe a realização das tarefas

Um bom gestor precisa controlar a realização de tarefas dentro da empresa. A base para fazer isso está na avaliação crítica do rendimento dos colaboradores de todas as áreas. É trabalhoso mas indispensável para proporcionar sempre os melhores produtos e serviços aos clientes.
Faça uma lista de todas as tarefas executadas na empresa e elabore um padrão a ser seguido. Depois disso, preencha a lista com a performance dos colaboradores e assim você saberá quem está sendo eficiente e os que precisam de treinamento.

Gerir uma empresa não é trabalho fácil mas, felizmente, hoje em dia os líderes têm muitas ferramentas para usar a fim de otimizar a gestão empresarial.
Talvez a maioria dessas ferramentas esteja na internet e é nessa questão que você deve ter cuidados para não consumir informações duvidosas e mentirosas.
Assim, sempre siga blogs especializados e com aparência confiável, como este! Aproveite para ficar mais atualizado com outros posts aqui expostos e sempre consulte as informações que mais chamarem sua atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *