Automação é a chave para o sucesso na gestão de estoque

É frustrante para uma empresa quando aquele cliente liga inesperadamente e faz um aquele pedido. Só que, em vez de saltar da cadeira de alegria, bate aquela sensação de oportunidade perdida. E pior: dinheiro perdido mesmo. Por que? Falta de mercadoria no estoque.

Lá se vai um ótimo pedido direto para o colo da concorrência. Você se sente mal em não atender a necessidade do cliente. Além do prejuízo, queda de credibilidade com certeza diante do seu comprador. Será que ele voltará a ligar ou o próximo pedido será direto com seu concorrente?

E quando o cenário é exatamente o contrário? Você fez uma previsão, diante de dicas de fornecedores, análise nas mídias especializadas e aumenta seu estoque consideravelmente. Só que, tanto as dicas promissoras do fornecedor, quanto as notícias não se confirmaram.

A dinâmica do mercado mudou, por conta de uma medida inesperada do governo ou os fornecedores e especialistas erraram mesmo. E quem “paga o pato” é você. Se a sua mercadoria for de produtos perecíveis, a coisa fica pior ainda. O que fazer com o excedente agora?

Para uma empresa que deseja dar certo, aumentar faturamento, se destacar no mercado e tornar-se referência e case de sucesso, a gestão de estoque eficaz é crucial para essas metas sejam alcançadas. Isso deve ser elencado como um dos setores mais importantes da empresa.

Importância da gestão de estoque

Planejamento e equilíbrio: duas palavras chave que devem nortear a gestão de estoque do seu negócio. Muitas vezes você está com o produto certo, na hora certa, mas não está conseguindo sincronizar essa união em que o resultado, se o processo for realizado com exatidão, significa mais faturamento para empresa.

Em relação ao planejamento: saber a quantidade exata de sua mercadoria no estoque é ato obrigatório. Nada de “nós temos mais ou menos…”. Precisão na gestão de estoque vai evitar as duas situações citadas no início do artigo.

Não ter controle exato de quanta mercadoria há no estoque traz problemas até mesmo logísticos, com fornecedores e o processo de reposição e entrega. Não saber ao certo o quanto você tem em seu estoque é como não saber o quanto de dinheiro há em sua conta bancária.

Sim, é trabalhoso todo esse processo. Só que é necessário se a empresa efetivamente quer alcançar as metas traçadas. Mas no final valerá a pena, pois você colherá os frutos plantados agora. Além disso, nos dias de hoje você conta com uma bela ajuda para cultivar as sementes do seu lucro.

Apoio tecnológico

Com o advento e crescimento do mundo da informática e, em particular, softwares que fazem o processo de automação de várias funções dentro de uma empresa, a elaboração de todo esse processo citado é bastante facilitado.

Mas atenção: você deve estar muito atento ao decidir automatizar o controle de gestão do estoque de sua empresa. É fundamental que o sistema contratado seja eficiente, porém funcional e de fácil entendimento para os colaboradores que trabalharão com ele.

Em relação ao Investimento do capital. O empresário deve ter a noção que sem investimento o negócio não vai para frente. Claro que, antes de colocar a empresa pra funcionar, um plano de negócios foi realizado. E dentro deste plano de negócios deve estar a margem de investimento que está liberada.

Outra medida fundamental no mundo do empresariado é sempre ficar bem informado, principalmente diante do cenário econômico atual, com incertezas e mudanças bruscas. Por isso, o capital que o empresário tem para investir deve ser aplicado de forma certeira. Sem perdas e desperdícios

Analisar o custo-benefício de uma ferramenta de gestão de estoque, por exemplo, é extremamente necessário. Preço x qualidade. Pode parecer clichê, mas o barato pode sair caro. Ainda bem que já há opções no mercado que são confiáveis para realizar toda gestão de estoque para você.

A ferramenta ideal existe!

O ideal seria a possibilidade de pular algumas etapas neste processo de escolha da ferramenta de automação da gestão de estoque e, efetivamente, botar a mão na massa. Começar o negócio mais rápido possível. Pois como o velho ditado diz: “tempo é dinheiro”!

Imagine agora uma plataforma eletrônica que, além de fazer sua gestão de estoque, ainda é capaz de controlar a gestão financeira, gerar os relatórios gerais e específicos para análise, vendas com PDV e muito mais. Seria o máximo!

Pode comemorar. Essa plataforma existe e está a seu alcance de forma simples e acessível. E a Simples Controle Ficou interessado? Pois então conheça a plataforma que facilitará, e muito, o dia a dia do seu negócio.

Plataforma Simples controle

Apresentamos a plataforma Simples Controle para você utilizar em sua empresa. Funcional, dinâmica, de fácil compreensão, a Simples Controle proporcionará mais faturamento para você, A Simples Controle funciona com o método de gestão integrada.

Especificamente em relação à gestão de estoque, a Simples Controle oferece uma série de serviços e processos que vai prevenir sua empresa de decepcionar um cliente por falta de mercadoria ou por um estoque empacado. Sobre gestão de estoque, a Simples Controle oferece.

  • Importação de compras via xml
  • Detecção e importação automática de nota contra
  • Múltiplos locais de estoque (depósito)
  • Devoluções e remessas de mercadoria
  • Elaboração de inventários on-line e acertos de estoque
  • Fácil classificação fiscal dos itens de venda (csosn, ncm e outros)

Lembra-se que destacamos a importância de a empresa ter uma credibilidade no mercado que atual. Clique aqui e verifique você mesmo as empresas que apostaram no sistema da Simples Controle.

E mais: A Simples Controle confia tanto no trabalho que desenvolve que oferece 15 dias para você testar o sistema em sua empresa totalmente gratuitamente.

Use a modernidade a seu favor

Estamos conectados 24 horas por dia, sete dias por semana. Cada vez mais os processos cotidianos, até os mais simples, estão sendo automatizados.

Não fique para atrás. Esteja sempre atento às novidades de seu mercado. Se você não está familiarizado com este mundo, vale a pena fazer algumas sessões com um coach especializado nesta área que irá traçar perfil personalizado do que você tem que aprender.

A Simples Controle possui seu sistema funcional e fácil de aprender. Você vai conseguir implementar na sua empresa sem dificuldades e treinar seus que utilizaram a plataforma. Clique aqui e conheça o mundo da Simples Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *