Ticket médio como indicador de peformance

Se você tem uma empresa que opera no varejo, o ticket médio talvez seja um dos principais indicadores para se acompanhar  no fluxo de vendas da sua loja.

O ticket médio é obtido simplesmente com a divisão da soma de vendas em Reais (R$) dividida pela quantidade de vendas no período analisado.

Isso significa na prática o quanto cada cliente gastou na sua loja em média.

POR QUE ANALISAR O TICKET MÉDIO DA MINHA EMPRESA?

Esse indicador pode dizer muito sobre sua operação. Por mais simples que pareca por ser uma simples divisão para obter uma média, o acompanhamento desse indicador pode lhe mostrar, por exemplo:

1 – Dias da semana que os clientes tendem a gastar mais;
2 – Evolução do período quanto a média de venda por cliente;
3 – Eficiência de vendas dos seus vendedores e atendentes;
4 – Capacidade de venda com valor agregado do seu mix de produtos pode gerar;

DICAS DE COMO ANALISAR E QUALIFICAR SEU TICKET MÉDIO

Uma das formas mais simples de analisar o ticket médio é definindo níveis de aceitação de ticket médio. Baseado em níveis de aceitação desse indicador, o gestor pode periodicamente (seja diariamente, semanalmente ou mensalmente) apresentar resultados a sua equipe de vendas, tendo argumentos para cobrar melhor desempenho, elogiar, premiar ou até mesmo demitir algum vendedor que não consegue manter um ticket médio alto.

Exemplos de uso de níveis de ticket médio numa rotina diária em uma loja de exemplo do varejo de confecções, seria a definição de três níveis para análise diária e semanal.

1 – Nível mínimo aceitável

Qual o valor mínimo que um cliente deve levar em compras. Se seu período de análise ficar nesse nível ou abaixo dele você deve cobrar do seu time de vendas e analisar o ticket médio por vendedor para entender se tem algum vendedor menos produtivo. Cabe também uma reflexão sobre preços de venda e estratégias de marketing tomadas. Analisar se seu mix tem capacidade de venda agregada.

2 – Nível aceitável

Qual o valor ideal médio que um cliente deve levar em compras. Quando seu período de análise ficar em média próximo ao aceitável significa que sua operação está funcionando ao menos como esperada, gerando vendas agregadas. Cabe nesse nível analisar o ticket médio por vendedor para entender se tem algum vendedor menos eficiente. Cabe também uma reflexão sobre preços de venda e estratégias de marketing tomadas.

3 – Nível ótimo

Qual o valor ótimo médio que um cliente deve levar em compras. Se sua empresa estiver nesse nível significa que você tem capacidade de venda agregada, tem vendedores motivados e engajados. Nesse momento cabe definir novas metas como níveis superiores.

Nossa solução de gestão para empresas pode ajudar você a acompanhar e analisar ticket médio e outros indicadores da sua empresa. Visite nosso site e conheça um pouco mais em www.simplescontrole.com.br

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